Valentine's Day - A Origem + Curiosidades

Valentine's Day - A Origem + Curiosidades

Você sabia? Nos Estados Unidos,  o dia dos namorados é chamado de Valentine’s day e é comemorado no dia 14/02 e não dia 12/06, como no Brasil.

A gente te conta a origem, anota aí!

           A história começa lá no séc. III, quando um padre chamado Valentine viveu numa época em que o imperador romano Claudius II proibiu que jovens se casassem. O imperador acreditava que os soldados casados teriam mais dificuldade para passar longos períodos longe lutando pelo seu reino, pois ficariam pensando nas suas famílias, com saudades e vontade de voltar para casa. Já os soldados solitários, na cabeça do imperador, não teriam motivo algum para se distraírem durante a guerra. Foi quando Valentino, sentindo que essa lei era injusta, passou a casar os jovens em segredo até que um dia o imperador descobriu, o aprendeu e sentenciou à morte.
           Durante o período em que passara preso, Valentino contou com a visita de inúmeros casais que tinha unido, sendo sempre muito bem quisto e agradado pelos mesmos. Uma das pessoas que o visitava com frequência era a filha cega de um dos guardas da prisão aonde ele estava aguardando seu enforcamento. Acredita-se que os dois acabaram se apaixonando e pouco antes de ser morto ele deixou uma carta à ela assinada no final “your Valentine” (de seu Valentino). Reza a lenda que o milagre do amor de Valentino deu à moça sua visão de volta. Ele foi enforcado no dia 14/02.

OBS: No Brasil a história é bem menos romântica, pois acredita-se que a data surgiu no comércio paulista na década de 40, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Para alavancar a vendas no mês de junho, que não tinha nenhum feriado comercial, ele criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia se expandiu pelo Brasil e a data decidida foi dia 12/06 por ser véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Curiosidades Estranhas:

  • A data é comemorada em homenagem a St. Valentine’s (São Valentim) porém, existiram 3 santos com esse mesmo nome. Um deles foi um padre, o outro foi um bispo e o terceiro sabe-se apenas que foi um mártir (alguém que sacrifica a vida pela sua fé). As histórias dos três St. Valentine’s são tão obscuras e pouco comentadas que não é possível saber a qual deles estamos homenageando no Dia dos Namorados;
  • Os professores recebem mais cartões no Valentine’s Day do que qualquer outra pessoa no mundo;A cada ano, a cidade de Verona na Itália recebe mais de mil cartas e cartões de Valentine’s endereçados a Julieta, criação de Shakespeare;

Nesse link você pode conferir (em inglês) um vídeo que conta de um jeito muito fofo a história do Valentine's day!

Dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=CaRgHQjC1WE

Legal né?!