São Valentim - Dia dos Namorados em Paris

São Valentim - Dia dos Namorados em Paris

Curtir o Dia dos Namorados na Cidade Luz é sempre um luxo! Paris continua rimando com romantismo, com passeios de mãos dadas na beira do Sena, com ruelas estreitas e floridas, com pores do sol de cortar a respiração…
Na França, como em vários países europeus, o Dia dos Namorados é comemorado no Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro. Normalmente associado ao símbolo do cupido, esse santo acabou ficando conhecido como o Santo Padroeiro dos casais apaixonados.
Um lugar super interessante  em Paris é o “Mur des Je t’aime” (muro dos ‘Eu te amo’). Nesse mundo cheio de violências e animosidades, nós podemos encontrar ali, num cantinho de Montmartre, um recanto de paz, onde o Amor Universal existe e está traduzido na maior parte das linguas e dialetos do mundo. Essa foi uma idéia do artista Frédéric Baron que sonhava partir à descoberta do mundo, mas como não conseguiu, resolveu descobrir o mundo através das diversas maneiras de exprimir o amor. Ele começou assim uma pesquisa com os vizinhos e conhecidos de outras nacionalidades, terminando por contactar todas as embaixadas internacionais que ele podia. Uma busca insana da expressão amorosa, que culminou em 1000 “je t’aime” escritos em mais de 300 linguas diferentes. O projeto acabou seduzindo outros artistas que vieram colaborar na construção do muro e na pintura das caligrafias. Hoje, nas traseiras da “place des Abbesses”, no square Jehan Rictus, nós podemos encontrar um muro de 40 m2, composto de 612 azulejos, que traduz o amor nas suas diversas formas de expressão. Um local de reconciliação e de esperança. Um ninho de paz e de serenidade, em plena Cidade Luz...
On y va?

No próximo blog uma bela seleção de expressões apaixonadas em francês, para presentear o seu amor!!