Rússia e os esportes para os jogos Olímpicos

Rússia e os esportes para os jogos Olímpicos

 Os próximos Jogos Olímpicos serão na Rússia, então, vamos conhecer um pouco sobre os esportes?Nos últimos 10 anos, houve grandes alterações na Rússia, tanto no aspecto político quanto econômico e não poderia deixar de ser, nos esportes também. E a Rússia sempre foi uma potência nos esportes!  Na época da União Soviética, os atletas eram as estrelas do regime, atuavam em times ligados às Forças Armadas e ao partido e recebiam regalias do Estado para competir. Com o fim do socialismo, na virada dos anos 90, atletas e técnicos migraram para os EUA e para a Europa Ocidental.

O impulso para a internacionalização esportiva só começou com a retomada do crescimento econômico que o país vive. Esse crescimento teve reflexo no esporte. Foram criadas ligas profissionais e, com o ajuste ao novo modelo de administração do esporte, os estrangeiros começaram a pedir emprego nos clubes russos.

O esporte nacional russo é o hóquei no gelo. Muitos russos são fanáticos por ele e o time nacional é realmente muito bom.
Em 2013 o campeonato mundial de atletismo foi disputado pela primeira vez em Moscou. Desde 2014 é disputado o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 na cidade de Sochi.O futebol também é bastante popular no país. A seleção soviética foi campeã européia (Eurocopa) em 1960.
No basquetebol olímpico os soviéticos foram um dos poucos países que bateram os EUA, grande potência no esporte, faturando a medalha de ouro em 1972 e 1988. O voleibol dos russos é forte e eles ganharam diversas medalhas de ouro.Na ginástica os russos também são bastante fortes e tradicionais, principalmente na ginástica rítmica feminina, tanto individual quanto em equipes.